Atlético - MG Bahia - BA Botafogo - RJ Corinthians - SP Coritiba - PR E.C. São Bento - SP Figueirense - SC Flamengo - RJ Grêmio - RS Internacional - RS Palmeiras - SP Santos - SP São Paulo - SP Vasco da Gama - RJ Vitória - BA Votorantim - SP

Neymar fala da importância Copa Brasil e deixa mensagem aos jovens atletas

Quem olha as fotos nos arquivos da competição e vê aquele garoto franzino no alojamento almoçando ao lado dos companheiros não imaginava que quatro anos depois já seria apontado pela Fifa, entre os 25 melhores jogadores do os mundo.

No mês de novembro do ano passado, após um de seus treinamentos diários no CT rei Pelé, em Santos o atacante Neymar recebeu representantes da organização do evento pelo segundo ano consecutivo. Na oportunidades recebeu um porta retrato com fotos da época em que disputou a competição em Votorantim em 2007.

Ele se lembra muito bem da fase em que esteve em Votorantim. "É uma competição muito importante para revelar futuros atletas", destacou. O atleta disse que é preciso se esforçar, trabalhar muito e treinar, “se dedicar ao máximo e não desistir de seus sonhos que é se tornar num grande jogador”, finaliza como a mensagem aos atletas que neste início de ano se encontram para disputar uma das principais competições do país na categoria.


Por aqui passam os craques do futuro

O primeiro grande nome a passar pelos gramados de Votorantim foi o atacante Denílson, em 1993. Na ocasião, o atleta sagrou-se campeão defendendo o São Paulo. Neste mesmo ano, o meia Alex, hoje do Fenerbahce da Turquia, também esteve na cidade atuando pelo Coritiba.

Em 1999, dois jogadores que chegariam à seleção brasileira, disputaram à competição. Pelo Santos estava Robinho, enquanto pelo Flamengo, vice-campeão naquele ano, Adriano fazia os gols. Outra promessa que também jogou na cidade pelo América-MG foi o atacante Fred, atualmente no Fluminense.

A Seleção de Votorantim também serviu como uma oportunidade para os atletas da região. Em 2000, o goleiro Saulo, nascido em Salto, despontou na equipe votorantinense. O meia atacante Lúcio Flávio, defendeu em 2011 a camisa da Ponte Preta e no Paulistão deste ano está no Guaratinguetá e Henrique que acabou de ser campeão do Brasileiro da séria 2 pela Portuguesa de Desportos.

A partir de 2005 a competição passou a receber uma série de nomes que atualmente são os destaques em seus clubes, como é o caso do atacante Alexandre Pato, hoje no Milan da Itália; o meia atacante Bernardo, no Vasco; o meia armador Casemiro, do São Paulo; o zagueiro Henrique do Palmeiras; o atacante Neymar, do Santos e o goleiro Rafael, além de Alan Patrik, recém vendido pelo Santos e o goleiro Muriel do Internacional.

Além desses nomes citados a bases das seleções brasileiras sub-15, sub-17 e sub-20 são formadas por atletas que já passaram pela competição de Votorantim.