Atlético - MG Bahia - BA Botafogo - RJ Corinthians - SP Coritiba - PR E.C. São Bento - SP Figueirense - SC Flamengo - RJ Grêmio - RS Internacional - RS Palmeiras - SP Santos - SP São Paulo - SP Vasco da Gama - RJ Vitória - BA Votorantim - SP

Pelos gramados de Votorantim passam atletas que fazem a história do futebol

Criada em 1991 a Copa Brasil de Futebol Infantil já contou com a participação de 61 equipes de 18 estados brasileiros com todas as regiões representadas. A cada ano que passa a organização tem sido procurada por diversas agremiações que desejam participar, além de ser muito esperada pelos próprios atletas, tendo em vista as lista de craques que passaram pelos gramados votorantinense. E não é só isso, a cidade se prepara para acolher seus visitantes durante a competição, a cidade recebe familiares dos atletas, dirigentes esportivos e empresários do futebol que vem do todas as parte do Brasil e de outros países.

A primeira edição contou com a participação de 12 equipes de seis estados. Na decisão o São Paulo venceu o Bahia ficou com o título. Os destaques naquele ano foram o atacante André do São Paulo - artilheiro da competição e Cristian do Bahia - o goleiro menos vazado.

Com número recorde de participantes, 20 no total, a sétima edição da Copa Brasil teve um novo campeão em 2002. Após derrotar seu algoz no ano anterior nas semifinais, o Cruzeiro derrotou o Corinthians (que até então vencera todos os seus jogos) e pela primeira vez sagrou-se campeão. Os mineiros ainda tiveram o artilheiro da competição, Diego, com sete gols marcados e o goleiro menos vazado, Bruno, com apenas três gols sofridos em sete partidas.

Um fator positivo deste ano foi o aumento do público presente ao Estádio Municipal, que após a instalação de novas arquibancadas metálicas, estavam sempre tomadas por torcedores, mesmo com jogos ocorridos durante a semana.

A cidade sempre esteve representada pela seleção, formada por atletas do município. A melhor campanha realizada pelos jogadores ocorreu em 2003, quando a equipe sagrou-se vice-campeã, sendo derrotada na final pelo Corinthians, que na ocasião conquistava seu primeiro título da competição.

Em 2005, após três anos, Corinthians e Cruzeiro voltaram a decidir o título. Os paulistas disputavam sua quarta final consecutiva e lutavam pelo tri-campeonato, mas o Cruzeiro tinha em seu elenco o sorocabano Bernardo e venceu na prorrogação, após emocionante empate no tempo normal.

Ao longo desses anos, o governo municipal não tem medido esforços para melhorar a infraestrutura para oferecer bons alojamentos com apoio logístico aos clubes, garantindo as melhores condições para as equipes.

A Copa Brasil projeta Votorantim no cenário nacional do futebol, atraindo olhares de empresários e sendo um dos principais eventos para o turismo do município com isso gerando novas oportunidades para a promoção e o desenvolvimento do atleta.